terça-feira, 22 de julho de 2025

Resenha | Livro ・ Kuan Yin - A Deusa dos Milagres

NOTA INTRODUTÓRIA:
As minhas resenhas aqui no site podem não ter um formato convencional que se espera de um conteúdo de avaliação, porque escolhi expressar a minha opinião de uma forma mais natural e portanto, escolhi citar apenas o que considerei relevante no tema. Preferi este tipo de abordagem mais simples por reconhecer que elaborar análises muito profundas de uma obra pode influenciar a experiência subjetiva e consequentemente relativa de cada um, então, a meu ver ser mais objetiva e entregar os pontos mais significativos deve ser mais favorável a um resumo estimulante.

🪷 Kuan Yin - A deusa dos milagres
 (Autoria de Angela Marcondes Jabor)
 Editora Ascend (link para compra)
7ª edição publicada em 2011
 com
 160 páginas 
╰► Minha classificação:
              

Minha motivação para esta leitura foi atendida?

Sim. Eu estava buscando ter mais conhecimento sobre a deusa Kuan Yin, descobrir mais informações sobre o seu culto e significado dos seus mantras.

Foi uma leitura fácil?

Mais ou menos. Apesar de ter poucas páginas achei a letra um pouco pequena e a disposição dos temas dos capítulos um tanto aleatória, o que deixa uma sensação confusa como se a leitura não seguisse de forma contínua.

Quais os pontos positivos?

A abordagem da autora é bem intimista, quando está a descrever suas experiências e práticas. Aparentemente existe uma espécie de sincretismo, o que não é muito explicado, mas ajuda a dar uma proximidade ao entendimento, já que estamos falando de uma divindade oriental, que possui cultos ligados a uma cultura bem distante da nossa realidade brasileira. Mas, deixo claro, que isso é sutil, parece que estamos ouvindo uma amiga contar suas vivências espirituais com uma deusa que misteriosamente foi se revelando para ela e lhe ensinando muito sobre a vida através de preces e milagres. 

Ter alguém falando detalhadamente de suas experiências pessoais com Kuan Yin, e perceber a sua fé ao descrever tudo que a deusa lhe proporcionou nestes contatos é o que considero de maior valor neste livro.

Além disso, me senti muito motivada a começar a praticar mantralizações com um japamala, e já estou pesquisando um modelo para comprar e iniciar as práticas.

Quais os pontos negativos? 

Bem, aqui acontece um iceberg de informações que precisei pesquisar em paralelo à leitura deste livro, porque a autora insere muito conteúdo complementar de outras fontes ligadas ao tema desta divindade, mas a maior parte é relacionada à canalizações de Elizabeth Clare Prophet, e conteúdo de sua organização Summit Lighthouse (incluso a Igreja Universal e Triunfante), e eu não estava considerando nada estranho no acréscimo de mais conteúdo para enriquecer o livro, mas eu realmente levantei um alerta quando cheguei na página "Os 10 Votos de Kuan Yin", onde a autora diz que Kuan Yin teria dito (segundo Elizabeth) que todos deveria fazer os seus votos para adquirir um coração de grande compaixão, irei mensionar apenas um:

"3. Eu desejo. Eu faço o voto de rapidamente salvar a todos os seres vivos!"

Eu fiquei muito surpresa com isso. Como a deusa da compaixão pode nos induzir a fazer um voto impossível para nossa condição humana? Ouvindo o meu discernimento, só pude concluir que não se refere a busca pela Ascensão e poderes divinos, como Kuan Yin alcançou, pois isto não acontece rápido, então em minha realidade fazer um voto assim só me causaria sofrimento.
Acredito que qualquer pessoa que busca a espiritualidade deseja ser mais compassivo, mas se comprometer com algo de tamanha magnitude resultaria em um processo de culpabilidade infinita, uma autocrítica que poderia submeter alguém a buscar a espiritualidade de uma forma desequilibrada. E, foi exatamente com esta conclusão que fui pesquisar sobre essa autora (Elizabeth Clare Prophet) e sua organização. E, realmente existe um passado bem estranho que envolve estas fontes, com denúncias de controle mental e escândalos de profecias mirabolantes.

Considerações finais:

Bem, este é um livro que realmente fala de Kuan Yin, com relatos de uma brasileira que a cultua devotamente, ela se esforça para inserir um pouco de mitologia, explicações do seu simbolismo, mantras e práticas, mas na minha opinião, é preciso filtrar o que foi inserido, ter o discernimento de perceber o que é de fato a energia de Kuan Yin em sua natureza pura atuante, e o que sinaliza algo disfarçado de santidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário