sábado, 13 de setembro de 2025

Resenha | Livro ・ A Magia Sagrada dos Anjos

NOTA INTRODUTÓRIA:
As minhas resenhas aqui no site podem não ter um formato convencional que se espera de um conteúdo de avaliação, porque escolhi expressar a minha opinião de uma forma mais natural e portanto, escolhi citar apenas o que considerei relevante no tema. Preferi este tipo de abordagem mais simples por reconhecer que elaborar análises muito profundas de uma obra pode influenciar a experiência subjetiva e consequentemente relativa de cada um, então, a meu ver ser mais objetiva e entregar os pontos mais significativos deve ser mais favorável a um resumo estimulante.

🪽 A Magia Sagrada dos Anjos
 (Autoria de David Goddard)
 Editora Pensamento (link para compra)
1ª edição publicada em 2000
 com
 208 páginas 
(fora de catálogo atualmente)
╰► Minha classificação:
              

Minha motivação para esta leitura foi atendida?

Sim. Eu estava buscando descobrir mais sobre a magia angélica e este livro me trouxe isso, mesmo que de uma forma diferente da que eu esperava.

Foi uma leitura fácil?

Sim. O autor tem um jeito um tanto poético de descrever algumas coisas, mas nada que atrapalhe o entendimento, e os capítulos intercalam teoria com prática então não se torna cansativo, apesar de que eu acho que as informações sobre os anjos deveria ser reunida em síntese e não disposta por trechos em partes diferentes do livro.

Quais os pontos positivos?

Acho que de longe o ponta mais positivo deste livro, na minha opinião, é a magnífica explicação que o autor dá para a Gênese e todo o desdobramento da Criação, destacando o papel dos anjos e elementais em todo o processo de manifestação da vida, que acontece até os dias de hoje. Essa explicação sintetiza o entendimento de eras de interação dos humanos com o Divino, e como essas interações foram ganhando roupagens diferentes, como deuses e suas mitologias, animais de poder e etc, mesmo que em essência se tratem das mesmas emanações divinas. Isso ajuda a entender a espiritualidade fora da caixa de conceitos fechados, unifica e simplifica toda a segmentação que o ser humano fez ao longo do tempo pela influência de suas culturas diferentes. 

Além disso, o livro descreve de forma prática como os sinais angélicos se apresentam, indicando os augúrios correspondentes aos principais anjos, o que eu considerei informações muito valiosas.

Quais os pontos negativos? 

Bem, o livro expandiu minha mente com a explicação do papel dos anjos, só para depois me frustrar dentro de uma prática mágica retrógrada. Fiquei empolgada achando que depois de uma explicação tão liberta eu encontraria uma magia angelical que fosse igualmente desprendida com uma aborgadem mais moderna, mas o que encontrei foram ritos cerimoniais, símbolos em hebraico, feitiços em linguagens extremamente arcaicas e muitas regras. Enfim, tratei de considerar isso apenas para expandir os meus conhecimentos, já que não desejo praticar algo que foge completamente da minha realidade.

Além disso, mesmo que eu me sentisse inclinada a praticar algo tão antigo, claramente o livro carece de aprofundamentos, a explicação introdutória é completamente diferente do resto do conteúdo prático (exceto as meditações onde o autor consegue seguir no mesmo nível), tudo é entregue de forma muito superficial, como uma receita de bolo, sendo que você é um extraterrestre que nunca provou açúcar na vida, não sabe o que é farinha de trigo, e tampouco entende que o ovo indicado ali é o de galinha. Ou seja, se você deseja repassar um conhecimento nesta complexidade é necessário trazer a base do entendimento, a raiz de onde tudo veio, e não simplesmente dizer pra fazer um símbolo para determinada coisa sem dizer quem o criou, pra começo de conversa.

Considerações finais:

Eu recomendo este livro para entender melhor a atuação dos anjos e suas particularidades, e na parte prática apenas as técnicas de natureza psíquica mais simples, como as meditações guiadas.

Os anjos estão além da barreira de tempo de espaço, então para mim, não faz sentido se prender a velhos conceitos, portanto eu não tenho interesse em praticar magias antigas, eu considero que minha vivência nesta época faz jus ao que devo estar experimentando. 

Concluindo, eu indico extrair deste livro apenas o que ressoa com a sua relação com os anjos, se deseja uma prática aos moldes tradicionais cabalistas acredito que é necessário ler outras fontes que sustentem esta magia comprovando e justificando o uso destes artifícios de origem remota.


Nenhum comentário:

Postar um comentário