sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Cartas Clow como oráculo

(Meu unboxing da edição Sakura em 2015)

Introdução à magia das Cartas Clow


Há alguns anos, eu estava começando a me aprofundar em assuntos místicos e desejava ter um oráculo para me auxiliar dentre as minhas experiências, eu não tinha nenhum tarot ou baralho, apenas o meu conjunto de Cartas Clow Sakura que eu havia comprado em um evento de anime, seguindo minha intuição que me dizia existir algo além do seu aspecto adorável, eu fui pesquisar e descobri que elas realmente podiam ser usadas tanto como oráculo como magicamente.

As Cartas Clow fazem parte da série "Sakura Card Captors" criada pelo quarteto feminino de artistas conhecido como CLAMP, obra que começou a ser exibida como anime no Brasil por volta dos anos 2000.

Elas foram o início de um entendimento muito precioso para mim, de que nada está isento de magia, não é porque algo não é feito diretamente pela natureza, ou está ligado a eras de práticas ancestrais, que não possui energia, poder. Tudo é energia, e o poder divino é intrínseco a criação.

O Princípio hermético do Mentalismo nos diz:

"O TODO é mente, o Universo é mental."

                                         - O Caibalion

Se TUDO tem uma mesma natureza, as coisas criadas pelo homem não estão separadas, tudo se transforma e se expande por inúmeras possibilidades dimensionais, sejam estas manifestações consideradas energias singulares ou coletivas, sintéticas ou naturais, físicas ou astrais, etc.

Diante de tantas energias diferentes, não é tudo que conseguimos entender, por isso usamos uma liguagem simbólica para traduzir as energias predominantes recebidas pelo nosso subconsciente para uma interpretação válida ao nosso consciente, para uma melhor assimilação.

Os símbolos não são apenas figuras, hoje estão em toda parte, na mídia, no marketing, como arquétipos e estímulos diversos, é preciso atenção para percebê-los em imagens, sons, cheiros, personagens e etc, eles podem nos influenciar e mudar a nossa vibração. Nisso, os símbolos que o homem cria podem tanto serem usados em vários feitiços e práticas (como o símbolo de um herói que nos enche de determinação), ou somente usados na forma de oráculos para acessar informações vigentes.

Mas, voltando as Cartas Clow, eu entendi que a energia de cada carta e criatura atribuída foi fortalecida por toda a egrégora (energia coletiva) dos fãs, além do intrincado trabalho do Grupo CLAMP para elaborar a simbologia das Cartas como o maior feito de um mago que por séculos aprimorou sua magia combinando conhecimentos ocidentais e orientais. As ilustrações lembram um estilo de pintura conhecido como Art Nouveau, que no final do século XIX também buscou fazer essa mistura de elementos. 

No Japão, o CLAMP chegou a lançar um livro com suas próprias instruções de uso oracular para as cartas, já que no anime a própria protagonista Sakura chega a usar as cartas desta forma. 

Com o tempo os fãs traduziram e aperfeiçoaram o livro original de leitura das Cartas Clow, passando da versão em inglês para o espanhol. 

No início eu segui fazendo leituras usando os significados associados a cada carta, e desconsiderei o proposto ritual inicial para conexão com as cartas, a chamada "Jornada de captura das Cartas Clow", percebi que levaria vários dias e com a minha inexperiência eu não sabia se conseguiria algum resultado, então fui direto aos métodos fáceis de leitura pra ver no que dava, e me surpreendi, as leituras eram muito precisas, muitas vezes as cartas pareciam ter vida própria, até interrompiam leituras me revelando coisas que eu não havia notado. Eu me sentia muito bem com elas e não tinha vontade de ter nenhum outro oráculo.

Depois, senti que devia torná-las "Cartas Amizur", fazendo o ritual que eu havia ignorado, pois seus simbolismos por vezes parecem ganhar atribuições diferentes, talvez tenha chegado a hora de resignificar as Cartas como a Sakura fez com sua magia. Já que, para cada pessoa um símbolo pode ganhar conotações distintas, então este processo pode esclarecer e fortalecer o elo mágico com estas energias.

Então, aconteceu o lançamento da nova temporada Sakura Cardcaptor: Clear Card.
Na última temporada, Sakura havia caturado as cartas do mago Clow e as transformado em Cartas Sakura, mas nesta nova fase, as cartas sofreram uma transformação de acordo com a própria magia de Sakura. Elas se tornaram cristalinas, com os seres de olhos abertos, simbolizando sua energia inteiramente desperta.

Eu estava me dedicando a consagrar as Cartas Sakura, como a própria Sakura fez com o seu báculo, mas decidi adquirir também o novo deck Clear para extender esta experiência mais para frente. 

Eu só não contava que este ritual de captura com as Cartas Sakura demoraria anos para terminar, rs. 
Porque, diferente do indicado no ebook, que se deve seguir um ritmo de capturas dia após dia, eu sou uma pessoa que se importa muito com a conexão sensitiva das energias, então eu capturo uma carta apenas quando sinto que ela me mostrou o que eu precisa saber dela, e, muitas vezes isso demora bastante, pois para que eu consiga acessar esse conhecimento eu preciso estar receptiva a ele, e muitas vezes, por inúmeras questões eu não estava.
(Neste momento estou com a carta da Criação) 
Eu ainda não concluí o ritual, mas eu nunca desisti de fato, cada carta a ser capturada se mantém em meu altar em disposição para me trazer o seu entendimento, e eu percebi que eu precisei resolver muitos pontos para ter acesso a determinadas energias, e resolvi respeitar isso. Hoje, depois de incessantemente estar buscando autoconhecimento e tentando resolver pendências internas, sinto que as cartas estão demorando menos tempo para me revelar a sua sabedoria, e estou sentindo uma sincronicidade incrível com a carta que se apresenta para a captura e o momento que estou vivendo. Então, continuo empolgada com esse ritual e me surpreendendo com ele, mesmo que já façam mais de 5 anos que o realizo, rs. 
Seguindo a numeração das cartas estou na captura da carta 37.

Seguirei postando mais informações sobre este oráculo aqui no site, com dicas de uso e relatos das minhas experiências com as cartas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário