quarta-feira, 13 de agosto de 2025

O Diário da Estrela

Como fazer o seu Livro Mágico para trabalhar com as Cartas Clow

Para fazer uso oracular e mágico das Cartas Clow é indicado que se reserve um tipo de livro/caderno em que se possa fazer seus próprios registros no decorrer do ritual de captura das cartas, e ao desenvolver o seu relacionamento com elas.

Pois, muitas vezes, a percepção que adquirimos de determinada carta e/ou criatura mágica podem se apresentar particularmente diferentes, e estas observações precisam ser guardadas para posteriores esclarecimentos, considerando também que todo cuidado e carinho que investir neste trabalho resultará em mais afinidade e intimidade com estas energias, o que facilita todo o processo.

No anime o Livro Mágico já é em si também a caixa de armazenamento das cartas, e quando você adquirir o deck, o seu estojo já virá com um aspecto similar a um livro, mas é necessário algo mais do que simplesmente um livro de aparências, seu Livro da Estrela precisa ter folhas para que você escreva ou cole informações pertinentes ao seu trabalho mágico com as cartas. 

Eu indico que deixe a formatação dos registros de acordo com o que considera mais importante para reconhecer a energia de cada carta, e neste ponto eu irei dar várias dicas do que incluir nas páginas, inclusive mostrando o exemplo do meu próprio livro:

  • PREPARAÇÃO PRELIMINAR

Primeiramente eu customizei a capa do caderno (comprei um de capa dura de 96 folhas), considerando aqui que as cartas irão possuir o seu nome com a captura, no meu caso, ficariam registradas como "Cartas Amizur". Depois disso, eu numerei as páginas na lateral com uma cartolina para facilitar o uso, dedicando cada página à sua respectiva carta, já que as Cartas Clow já possuem em si uma ordem numérica.

Em cada página dedicada eu colei uma miniatura da carta, para ajudar na memorização, e deixei o título com as duas versões de idioma (Português/ Inglês). Esta foi a preparação que fiz em todas as páginas antes de iniciar o Ritual de Captura das Cartas.

Fazendo isto previamente, você terá tudo pronto para apenas incluir as informações ao longo do tempo.

  • FORMATAÇÃO DE CADA PÁGINA


Eu decidi fazer o ritual retirando as cartas pela ordem numérica, para ir preenchendo o livro partindo do começo, mas assim como é indicado no "The Clow - El Libro Mágico del Mago Clow" (que é o ebook feito por fãs que descreve como fazer uso das cartas magicamente), você pode embaralhar as cartas e deixar que a captura aconteça com a carta que se apresentar. Isso fica ao seu critério, seguindo desta forma terá que preencher o livro de forma desordenada.

Eu preferi ser mais minimalista e incluir apenas o que considero mais relevante de cada carta, então, assim que passei um tempo com a carta, sentindo sua energia para obter entendimento dela e realizar a sua captura (vou descrever sobre o Ritual de Captura em outra postagem) eu sintetizei o que ela me trouxe em uma frase. Escrevi esta frase mágica logo abaixo do título e depois incluí três palavras-chave que considerei mais importantes. Logo abaixo, fiz um tópico de correspondências, onde incluí todas as outras associações que fiz daquela energia, colocando do lado esquerdo como seria o sentido da carta em posição normal, e ao lado direito deixei o sentido invertido de cada correspondência. 

Na cabeça da folha (topo direito da página) desenhei os símbolos referentes à jurisdição da carta, e sua associação com o Tarot, pois ficou um espaço extra onde precisei fazer este detalhe de adesivo rosa para colar melhor a numeração da lateral.

Reservei o verso da página para um tópico de feitiços, e incluí a tradução dos feitiços que já tinham no ebook, mas pretendo acrescentar os meus próprios mais para frente.

OUTRAS INFORMAÇÕES QUE PODEM SER USADAS

  • Cenas do anime ou mangá
No começo eu assisti novamente o anime apenas com o intuito de conhecer as criaturas das cartas, perceber como elas se manifestavam na trama, e isso deu mais profundidade ao meu entendimento, consegui perceber melhor a atuação daquelas energias, mas entendi que por elas simbolizarem energias reais da natureza, essa retratação não é absoluta. Então, acho relevante para conhecimento prévio ver as cenas e citá-las com as suas palavras resumindo o acontecido, mas o verdadeiro significado de cada energia acontecerá com sua própria interação com ela.

  • Imagem da criatura

Você pode desenhar ou colar uma imagem da criatura mágica de cada carta, pois em "Sakura Card Captor" as criaturas foram liberadas acidentamente do livro e se apresentavam para a Sakura muitas vezes em sua forma original, antes dela realizar a captura para conter a energia delas na forma de cartas. Não existem imagens de todas as formas originais das criaturas, mas você pode incluir as existentes e tentar fazer o seu próprio desenho das demais, ilustrando como elas se parecem usando sua imaginação e criatividade. 

  • Apresentação da energia 

Ao longo do ritual, cada carta me mostrou sinais diferentes para me trazer o seu entendimento. 
Eu tive sonhos mágicos, visitas de animais inusitados, no geral foram acontecimentos específicos para me trazer o entendimento subjetivo de cada simbologia. 
Se o seu livro mágico tiver mais espaço para escrita você poderá registrar tudo que aconteceu como um diário, descrevendo como percebeu os sinais daquela energia se apresentando na sua realidade e como você interpretou tudo, esta descrição pessoal da sua vivência com a carta dará um aspecto mais intimista para cada página.

  • Declaração sensitiva
Uma forma bastante interessante de entender uma energia é através da percepção emocional e sensorial, então você pode incluir como esteve se sentindo quando estava suscetível ao entendimento de determinada carta.
Você pode usar uma linguagem mais abstrata e poética para tentar descrever como se sentia naquele período, e se aquela energia se revelou mais comedida ou mais intensa em seus dias, influenciando ou não os acontecimentos e sua própria forma de agir.

  • Níveis de acesso

Você pode incluir uma classificação pessoal para sua interação com as energias das cartas, isso pode ser inclusive um indicativo mais didático de quais energias tem mais facilidade de acesso a você, e quais demoram a se conectar e se evidenciar. Podendo lhe mostrar quais cartas você deveria gastar mais tempo para obter afinidade, e quais já teriam uma sintonia natural com você, lhe permitindo feitiços mais efetivos no futuro.



Finalizando, considere que o seu Livro da Estrela pode ser pequeno ou grande, glamuroso ou simples, mais precisa ter as informações pertinentes ao seu contato com as energias das cartas. Considerando ter uma mente aberta e sensata para viver essa experiência, pois obviamente, diferente de um anime cheio de dramas e efeitos, na nossa realidade as coisas se apresentam de forma diferente e muitas vezes de um jeito bem sutil e simbólico. Então, procure ver as coisas de uma forma leve, assimilando as interpretações com discernimento, sejam das mensagens oraculares, ou das vivências com as energias das cartas, pois nada além de nós mesmos tem o poder de definir ou escolher a forma como agimos, todo este trabalho mágico deve ser regido conscientemente para auxiliar o nosso caminhar. 

"Você não pode mudar o passado, muito menos apagá-lo, mas... o lado bom é que o futuro estará sempre bem na sua frente."

Clow Reed


Nenhum comentário:

Postar um comentário